Alunos discutem temas de interesse em rodas de diálogos

Um espaço para os alunos discutirem pautas escolhidas por eles para melhorar o ainda mais o ambiente na sala de aula e na escola como um todo. Esta é a proposta das Rodas de Diálogo, implementadas a partir de uma parceria entre a equipe de Orientação Educacional e CPG (Convivência em Processo de Grupo).

IMG_9948

Realizadas com os estudantes desde o 6.o ano até a 1.a série, as reuniões acontecem 2 vezes por bimestre durante as aulas de CPG. A turma inteira se posiciona em relação a um tema já estabelecido por eles antes do encontro e dois professores fazem o papel de mediadores, garantindo que todos participem e expressem suas opiniões.

IMG_9968

“É um grande desafio para o professor, porque cada sala é uma roda totalmente diferente. O mediador tem que ter uma escuta sensível para poder levá-los à reflexão”, afirmou Estela Zanini, Coordenadora de CPG. “O exercício de sentar, ouvir, falar e argumentar é muito importante para dar o encaminhamento para uma situação de conflito”, completou.

IMG_9951

“O processo foi muito interessante, mesmo os mais novos souberam desenvolver argumentos sobre alguma questão que os incomodava”, comentou Caroline de Aragão Escher Marques, da Orientação Educacional. “É muito enriquecedor tanto para alunos, quanto para professores. Eles se tornam mais tolerantes ao diferente e respeitam mais uns aos outros, isso é um grande ganho”, acrescentou.