Refletindo sobre depressão com a Dra. Rona Hu

Em conversa com professores e orientadores educacionais do Band, a Dra.Rona Hu, professora da Stanford University, psiquiatra e consultora da série “13 reasons why”, falou sobre depressão entre os jovens. De forma técnica e ilustrativa, a médica explicou a doença e levou os professores à uma reflexão sobre o papel da escola diante da depressão.

IMG_5209

A médica esteve em São Paulo para o evento SDay, organizado pela empresa Student Travel (SD) para discutir a inovação na educação. A partir do interesse da orientadora educacional, Vanessa Passarelli, em convidar a psiquiatra para um encontro no Band visando o aprimoramento das práticas da escola, a SD presenteou o Colégio com a presença de Rona.

IMG_5179

A vinda da psiquiatra ao Colégio representou uma oportunidade para se pensar a respeito da necessidade de se conversar com adolescentes sobre as questões típicas da idade e seus diferentes impactos.

“Precisamos falar sobre o assunto e isso deve ser feito de forma adequada”, disse Beatriz Kohlbach, professora de CPG. A escola deve ser um lugar que, como comunidade, acolhe as singularidades de cada um e proporciona um espaço de expressão.

Rona trouxe a metáfora de que, para alguns jovens, a vida pode ser como uma escada extensível na qual, se você não atingir a próxima barra, simplesmente cai. “É papel da escola pensar, junto ao aluno, em diferentes possibilidades de percurso para se alcançar o topo”, comentou a orientadora Marina Schwarz.

Assim, foram oferecidas orientações práticas para abordar o assunto e estar mais próximo dos alunos. “Alguns jovens têm dificuldade em pedir ajuda porque a entendem como fracasso. É preciso desconstruir essa ideia e legitimar o pedido de auxílio”, completou Marina.