Apresentação

O Colégio Bandeirantes tem como principal objetivo proporcionar a seus alunos uma educação integral, que vai além dos conteúdos acadêmicos. Por isso, adota uma série de práticas pedagógicas que procuram desenvolver outras habilidades além das intelectuais.

CPG – Convivência em Processo de Grupo

A prevenção às drogas e a educação sexual tornaram-se um novo tipo de aula, melhor dizendo, um espaço de discussão, criado para que os adolescentes possam obter informações atualizadas, debater e fazer escolhas saudáveis e conscientes. Em um ambiente de respeito à individualidade e às regras da convivência em grupo, os alunos podem se manifestar livremente.

O curso de CPG é desenvolvido em aulas semanais, de 6.o ano do Ensino Fundamental à 1.a série do Ensino Médio. Para garantir a eficiência, as turmas são subdivididas, o que possibilita maior aproveitamento nas atividades lúdicas e nos debates, bem como o exercício da convivência em grupo, um dos principais objetivos do curso.

Temas tratados:

  • Adolescência
  • Prevenção às drogas
  • Educação sexual
  • Escolha da área (Ensino Médio).

Orientação Educacional

O Departamento de Orientação Educacional tem na sua responsabilidade o desenvolvimento do aluno, buscando contribuir para o fortalecimento da sua autoestima e autonomia. Atua como elo entre o aluno, a família e a Escola.

Acreditamos que ouvir o aluno, o pai ou o professor em suas necessidades e dificuldades, num clima de respeito, seja essencial para uma eficaz intervenção educativa.

O atendimento caracteriza-se pelo pronto atendimento e pelo acompanhamento sistematizado ao aluno.

Os atendimentos podem ser de ordem pessoal, acadêmica ou disciplinar, realizados individualmente, ou em grupo quando isso se fizer necessário.